CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Escritórios: há Procura… falta Oferta de qualidade

10 de abril de 2019

No mês de Fevereiro de 2019, o mercado de escritórios de Lisboa acentuou novamente uma descida no seu volume de absorção. O decréscimo de 39% face ao período homólogo do ano 2018 e de 45% comparativamente ao mês de Janeiro de 2019, não deixa margem para dúvidas e demonstra a dificuldade que o mercado irá sentir ao longo de 2019 para responder a uma procura que permanece em níveis elevados.

Rodrigo Canas, Agency Department Director da Savills Portugal é de opinião que “ Estes valores não são de todo surpreendentes e reflectem as previsões lançadas no final do ano 2018. Encontrar soluções válidas de ocupação no timing pretendido pelas empresas será um dos maiores desafios para 2019, sem esquecer também o facto de que a escassez de oferta tem limitado muito a escolha de instalações, em termos de qualidade das mesmas”...

“Outras das tendências marcantes para 2019 serão os processos de renegociação, em resposta à falta de oferta no mercado” - adianta aquele profissional.

Ao longo do mês de Fevereiro verificaram-se 9 operações, menos 4 operações do que no mesmo mês de 2018, numa descida de 31%.

Em termos acumulados, o volume de absorção registado nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2019, teve uma descida de 34% comparativamente ao mesmo período do ano 2018, com o número de transações também a observar uma quebra de 32%.

Numa análise aos valores de absorção acumulados por zona de mercado, observa-se que à excepção da zona 1 (Prime CBD) e zona 2 (CBD) que registaram subidas de 17,5% e 30% no seu volume de absorção, as restantes zonas observaram decréscimos de actividade.