CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

 

Escassez de oferta abranda ocupação de escritórios

8 de agosto de 2017

O abrandamento do ritmo de crescimento da ocupação sentido ao longo do 1º semestre deve-se, sobretudo, à crescente escassez de oferta qualificada, a constatação é sublinhada no mais recente Office Flashpoint, elaborado pela consultora JLL. O estudo revela que, depois de um ritmo de crescimento homólogo em torno dos 40% no 1º trimestre, a actividade encerrou o semestre em linha com o ano anterior (variação de -1% apenas), evidenciando uma absorção de 77.425 m2.

Mariana Rosa, directora do departamento de Office Agency da JLL comenta o resultado: “do ponto de vista da procura as perspectivas continuam muito positivas, já que as empresas se mantêm muito activas na procura de espaços, num cenário de conjuntura económica favorável. Quer isto dizer que é sobretudo no lado da oferta que residem as principais razões para esta desaceleração da actividade ocupacional, nomeadamente devido à escassez de espaço disponível pronto a ser ocupado com as caraterísticas procuradas”.

“As empresas pretendem espaços modernos, áreas de grande dimensão por piso e, de preferência, em locais próximos de boas redes de transportes, uma conjugação que é cada vez mais difícil de encontrar. E face ao limitado pipeline de promoção nova, a escassez de espaços de qualidade que já se faz sentir deverá acentuar-se ainda mais, pelo que é crucial o investimento em novos projectos”, diz Mariana Rosa.

De acordo com a JLL, o stock de escritórios de Lisboa deverá crescer apenas 96.600 m² ao longo de 2017 e 2018, correspondendo à entrada de oito novos edifícios no mercado. A maioria desta área já tem, contudo, ocupação garantida, mesmo apesar de perto de 70% da área ter surgido no mercado de forma especulativa.

 

Corredor Oeste na dianteira

No âmbito do Office Flashpoint, a JLL apurou que, no 1º semestre, em termos geográficos, o Corredor Oeste (zona 6) foi a área mais concorrida no semestre, concentrando 29% da área ocupada; seguido do Prime CBD (zona 1), com uma fatia de 20%. A análise da JLL revela ainda que os 77.425 m2 ocupados neste período traduzem a realização de 129 operações, com uma área média de 600 m2.

Em termos de motivações, a “Mudança de Edifício” representou 62% da área transaccionada no semestre, a “Expansão de Instalações” 25% e a “Entrada de Novas Empresas na Região de Lisboa 13%”.

A equipa de Office Agency da JLL esteve envolvida na colocação de 38% da área total absorvida durante o semestre.