CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Eixo Avenida da Liberdade – Saldanha concentra 70% da ocupação de escritórios em Outubro

15 de novembro de 2019

O Prime CBD, que compreende o eixo situado entre a Avenida da Liberdade e o Saldanha e que se constitui como a localização de negócios de maior prestígio de Lisboa, concentrou 70% dos 14.498 m2 de escritórios ocupados em Outubro.

Segundo o Office Flashpoint, da consultora JLL, a zona foi palco das duas maiores operações do mês, nomeadamente a ocupação da totalidade do edifício Castilho 50 (6.211 m2) pela CMS e a de uma área de 3.700 m2 pela Goldenhub no edifício Mapfre II. Os restantes 30% de take-up foram registados apenas no Corredor Oeste, que acolheu também uma das maiores operações do mês, nomeadamente a ocupação da PHC em edifício próprio (3.700 m2).

No acumulado do ano, estas são também as duas zonas com melhor performance do mercado, concentrando, cada uma, 24% da ocupação total, a qual ascende, no final de Outubro, a 160.101 m2. Neste período destacam-se ainda o Parque das Nações e as Novas Zonas de Escritórios, com quotas de, respectivamente, 17% e 16%.

Para Mariana Rosa, Head of Office /Logistics Agency & Transaction Management da JLL, “o Prime CBD mantém-se com um destino incontornável para as empresas que valorizam uma localização mais institucional e de elevado prestígio, sendo muito apreciada pelas áreas financeira ou de direito. Toda a oferta que surge no mercado não só é rapidamente tomada, como até é alvo de forte concorrência. Por outro lado, o Corredor Oeste tem vindo a ganhar protagonismo por ser a única zona com espaços de qualidade imediatamente disponíveis, mantendo-se como uma opção considerada por muitas empresas que não necessitem de estar no centro de Lisboa”.

De acordo com o Office Flashpoint da JLL, o mês em análise apresentou um aumento de 51% na ocupação face ao mês anterior, não obstante ter recuado 31% face ao mês homólogo. O mês registou apenas 6 operações. Em termos de procura, foram as empresas de Consultores & Advogados as mais dinâmicas (47% do take up mensal), resultado influenciado pela já referida operação de tomada de um edifício pela CMS. Serviços a Empresas e TMT’s & Utilities foram as outras duas áreas activas, com um peso de 26% cada na actividade do mês. De resto, a JLL destaca ainda que as operações de expansão de área representaram 51% da ocupação em Outubro.

Em termos acumulados, a actividade no mercado de escritórios está praticamente ao nível de 2018, embora os 160.101 m2 estejam cerca de 3% abaixo de igual período do ano passado. A JLL é uma das empresas que mais tem contribuído para a dinâmica do mercado, sendo responsável por 37% da área ocupada nestes dez meses do ano. Em termos de procura, os Consultores & Advogados (20%), as empresas de Serviços a Empresas (23%) e as TMT’s & Utilities (21%) são as mais dinâmicas neste período acumulado.