CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

 

Coworking e escritórios virtuais geram poupanças nas rendas

29 de junho de 2016

A principal razão que leva os profissionais a optar por um novo modelo de trabalho baseado em coworking ou escritório virtual é a redução de custos com um imóvel.

Esta é a principal conclusão de um estudo do Avila Business Centers. Num inquérito a 625 empresas e profissionais do universo de utilizadores do Avila Business Centers, realizado entre Março e Abril deste ano, em 12,8% das respostas está o facto de os espaços de coworking e os escritórios virtuais permitirem um maior ‘equilíbrio entre vida profissional e pessoal’. Ao não ter um local de trabalho fixo e restringido a horários é, para os clientes do Avila Business Centers, mais simples conciliar as horas de expediente com a vida social e familiar. Uma das modalidades do espaço de coworking do Avila Business Centers permite, inclusive, que se use uma estação de trabalho com um preço diário de 15 euros (Nomad).

«Há estudos internacionais que referem a necessidade de as organizações se adaptarem a uma nova relação que os profissionais têm com o espaço de trabalho, nomeadamente a geração dos millennials: há mais mobilidade, as pessoas procuram trabalhar em diferentes locais para saírem da rotina e se inspirarem mais e contactarem com outros profissionais; procuram um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional», revela Carlos Gonçalves, CEO do Avila Business Centers.

A flexibilidade contratual, a flexibilidade de horário e a morada de prestígio completam o leque de respostas dadas. Em relação às expectativas dos clientes do Avila Business Centers sobre a continuidade de utilização destes espaços de trabalho, as respostas não deixam dúvida: 84,3% garantem que vão continuar a tirar partido das comodidades dos escritórios virtuais e coworking durante o próximo ano.

«As conclusões deste estudo só vêm demonstrar que as novas profissões, muitas criadas pelas exigências de novas tecnologias, não obrigam a que um profissional tenha de arrendar um local de trabalho fixo com encargos incompatíveis com a sua a actividade. Um exemplo claro deste paradigma são os chamados “nómadas digitais” que, ao escolherem os seus horários e a terem flexibilidade de movimento, melhoram a sua qualidade de vida, sempre com a possibilidade de trabalharam num espaço premium no centro de Lisboa, como é o Avila Business Centers», conclui Carlos Gonçalves.