CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Agosto: Ocupação de escritórios cresce 272% face a 2017

17 de setembro de 2018

Agosto voltou a registar uma forte actividade da ocupação de escritórios em Lisboa, com os mais de 13.450 m2 tomados a apresentarem um crescimento de 272% face a igual mês de 2017.

Este desempenho mensal, ainda que cerca de 51% abaixo do volume recorde ocupado em Julho (27.576 m2), fez acelerar ainda mais o crescimento anual do mercado, com a ocupação acumulada de Janeiro a Agosto (127.845 m2) a aumentar 40% face ao mesmo período do ano passado. Números avançados na análise mensal da JLL ao mercado de escritórios, o Office Flashpoint, com a consultora a concluir ainda que a área média por operação se manteve equilibrada, nos 841 m2, traduzindo a realização de 16 negócios em Agosto. No acumulado do ano, foram concluídas 149 operações, com uma área média de 858 m2. A JLL foi responsável pela colocação de 23% da área de escritórios contabilizada desde início do ano.

Segundo Mariana Rosa, directora de Office Agency & Corporate Solutions da JLL, “a procura de escritórios está de tal forma dinâmica que, mesmo com as restrições impostas pela escassez de espaço, o mercado está a mostrar uma actividade robusta, com a recuperação de edifícios a dar uma importante resposta a esta procura e as empresas a procurarem alternativas às localizações empresariais mais consolidadas. Quer isso dizer que, se não tivéssemos falta de produto adequado às especificações da procura, a ocupação de escritórios podia estar bastante acima dos níveis actuais”.

A consultora adianta ainda que a distribuição geográfica da actividade confirma esta tendência, já que a zona 7 – que engloba todas as zonas não delimitadas – tem revelado uma performance crescente nos últimos meses, atingindo mesmo a liderança no mês de Agosto (39% do take up mensal), o que quer dizer que as empresas estão a alargar o seu espectro de opções para fora das zonas mais tradicionais. A zona 7 recebeu a maior operação do mês, nomeadamente a ocupação da totalidade do edifício António Pedro 111, por uma empresa de Consultoria no total de 4.900 m2, numa operação intermediada pela JLL, em representação do proprietário. Em termos anuais, o Corredor Oeste (28%) continua a dominar a ocupação, sobretudo por ser a zona onde existe maior stock disponível.

Em termos de procura, o sector mais activo em Agosto, reflectindo 36% das operações, foi o de Consultores e Advogados. Já no acumulado do ano, o Estado, Europa e Associações é o mais activo, com 31%.