CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

Abril confirma quebra do mercado de escritórios de Lisboa

14 de maio de 2019

Em Abril registou-se uma quebra de cerca de 50% na ocupação de área de escritórios no mercado de Lisboa face ao mesmo período de 2018, dinâmica inversa à do mês de Março que observou um aumento na mesma proporção. Porém, no total acumulado de Janeiro a Abril constata-se um decréscimo 15%. As conclusões são do último estudo efectuado ao mercado pela consultora Savills Portugal.

Ao todo foram colocados 10.887 m2 com especial destaque para as zonas 6 (Corredor Oeste) e 7 (Outras Zonas) que representaram 71% do total de área colocada – revela o estudo.

“A colocação de 8.000 m2 numa única operação em Abril do ano passado inflacionou o valor do período comparativo, sendo muito difícil no panorama actual conseguir realizar transacções com esta dimensão”, menciona Rodrigo Canas, Associate Director of Agency Department da Savills Portugal, que enfatiza a falta de oferta de qualidade disponível.

Segundo a análise da consultoras, mo mês de Abril de 2019 registaram-se 12 operações, metade das registadas no mesmo mês de 2018.

A reduzida oferta de mercado que corresponda aos critérios da procura (sobretudo no requisito da dimensão de área), ajuda a explicar a ausência de qualquer operação nas zonas 3 (Zona Emergente) e 4 (Zona Histórica) – adianta o estudo, que refere: “por outro lado, a zona 2 (CBD) registou um aumento de 12% explicado pela elevada procura (abrangente a todo o mercado de Lisboa), mas em particular pelos bons acessos, pela diversidade das actividades desenvolvidas e pela versatilidade dos espaços (desde áreas consideravelmente pequenas a áreas maiores)”.