CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Escritórios

 

1.º semestre 2018: área contratada de escritórios sobe 6%

17 de julho de 2018

Durante o primeiro semestre de 2018, a área de escritórios contratada em Lisboa foi 6% superior ao registado em igual período do ano passado (82.862 m² face aos 78.081 m²).

“No decorrer co corrente ano as operações têm incidaido nos imóveis do centro da cidade (Prime CBD e CBD) e de Parques Empresariais (maioritariamente localizados no Corredor Oeste), correspondendo a uma representação de 51% do total da área transaccionada.

No entanto com o limitado pipeline e oferta de qualidade disponível, ficamos expectantes sobre como se comportará o mercado de escritórios na segunda metade do ano”, refere Teresa Cachada, Analyst Consultancy Department da SAVILLS Aguirre Newman, autora do estudo.

Na primeira metade do ano registaram-se 105 operações, menos 24 que em igual período de 2017, com o maior número de operações a verificar-se no Corredor Oeste (Zona 6) com 26 transacções ocorridas. No extremo oposto, encontramos a Zona Secundária (Zona 4), que totaliza apenas 2 transacções de arrendamento de escritórios em 2018.

Do ponto de vista da distribuição geográfica dos m² colocados, a Zona Emergente (Zona 3) foi a que mais se destacou, tendo sido responsável por 18.753 m², representando 23% da totalidade.

O Mercado de Escritórios em Lisboa está dividido em 6 grandes zonas:

Zona 1 (Prime CBD): Eixo da Av. da Liberdade à Praça Duque de Saldanha.

Zona 2 (CBD): Eixo da Av. da República, Av. Duque de Loulé e zona das Amoreiras.

Zona 3 (Zona Emergente): Eixo do Campo Grande à 2.ª Circular, zona de Benfica, Praça de Espanha e Sete Rios.

Zona 4 (Zona Secundária): Eixo da Av. Infante Santo e Av. 24 de Julho.

Zona 5 (Parque das Nações): Parque das Nações.

Zona 6 (Corredor Oeste): Eixo A5 até Porto Salvo e Alfragide.

Zona 7: Todos os escritórios situados fora das zonas estabelecidas são englobados numa designada zona 7, que geograficamente corresponde a toda a área de Lisboa não considerada nas zonas 1 a 6.