CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Crowdfunding chega também aos hotéis

6 de dezembro de 2018

A plataforma Housers lança o primeiro projecto para financiar através de crowdfunding o desenvolvimento de uma unidade hoteleira em Alcobaça.

De acordo com a plataforma, trata-se de uma oportunidade de tipo "Taxa Fixa" que pretende angariar 156.000 euros e na qual os portugueses podem investir com um mínimo de 50 euros.

Localizado no centro da cidade, junto ao Mosteiro de Alcobaça, o projeto é composto por uma área de construção de 1113 m2 e consiste na cedência de um empréstimo a um promotor para a aquisição de dois edifícios residenciais que serão totalmente reabilitados e aumentados para dar lugar a um hotel com 17 quartos.

A Housers indica que os investidores que entrarem neste projecto estarão pela primeira vez a financiar um hotel em Portugal e receberão todos os meses a taxa de juro acordada com o promotor até que se finalize o período de um ano, seguido da respectiva amortização do empréstimo com a devolução do capital, sem ter que esperar pela construção e funcionamento da unidade hoteleira. A rentabilidade é de 8% em 12 meses.

João Távora, responsável pelos mercados internacionais da empresa espanhola, incluindo Portugal, explica que "Alcobaça é uma zona com enorme potencial de valorização e expansão no que toca ao sector do turismo, pela sua proximidade à Nazaré e a São Martinho do Porto. Como tal, para os investidores esta é uma excelente oportunidade para diversificarem o seu portefólio numa zona com baixa oferta e grande procura".

"Por outro lado, através da Housers, o promotor encontrou uma alternativa simples e rápida para obter financiamento numa fase inicial do projecto, que pelos métodos tradicionais não seria possível. Queremos precisamente que os promotores nos vejam como alternativa ou complemento no acesso a capital, em que o processo de autorizações e burocracias é menos exigente em relação aos credores tradicionais, permitindo uma maior agilidade no processo de empréstimo", acrescenta João Távora.

O hotel financiado pertence à cadeia Honly e tem como tema principal a Arquitectura e o Design. Com o objectivo de tornar o hotel auto-suficiente em termos energéticos, o promotor adoptará também medidas ecológicas tanto ao nível da construção, como do seu funcionamento posterior, implementando práticas para produzir energia limpa e fazer o aproveitamento das águas e da energia solar.

Os investidores poderão ainda vender os seus títulos de empréstimo no CCD (marketplace), opção para a venda e compra de títulos entre investidores e que está disponível em todos os tipos de oportunidades da plataforma (arrendamento, investimento e taxa fixa).