CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Construção portuguesa regressa aos circuitos internacionais

8 de novembro de 2021

A AEP - Associação Empresarial de Portugal e oito empresas nacionais participam na Feira Batimatec, o certame mais prestigiado da Argélia dedicado ao sector da construção, que está a decorrer até 11 de Novembro.

“A Argélia é uma importante porta de negócios para os mercados do Magreb, África e Médio Oriente. A segunda participação na Batimatec (a primeira foi em 2019) é uma oportunidade para consolidar negócios no segundo país mais populoso do Norte de África, que apesar da contração em 2020, resultante dos efeitos da pandemia, apresenta uma perspectiva de crescimento médio anual do PIB a rondar os 3,4%”, explica Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.

Na edição de 2021 da Batimatec participam as empresas Carfel (máquinas para as indústrias extractivas e de construção), Catari (andaimes), Ilmar (máquinas para a indústria de materiais de construção, cerâmica e vidro), Metalúrgica do Tâmega (máquinas para as indústrias extrativas e de construção), Quitérios (material de distribuição e controlo para instalação elétrica), Rodi (louça metálica e artigos de uso doméstico), Metalcértima (projectos para a indústria da cerâmica estrutural) e Sival (gessos aditivados, massas de estucar pré-doseadas).

Neste mercado a AEP já organizou, em 2008, uma missão empresarial e a participação na Feira Internacional de Argélia, em 2017.

Com 44,3 milhões de habitantes, a Argélia representa a quarta maior economia africana e a quinquagésima sexta a nível mundial.

Os planos estratégicos de investimento nas áreas da saúde, ambiente, turismo, agricultura, automóvel e energias renováveis serão implementados nos próximos anos e poderão abrir novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. O sector das obras públicas continua a ser um dos principais eixos de desenvolvimento do país.

Em 2020, o valor das exportações atingiu os 160 milhões de euros e o das importações 280 milhões de euros, o que representou um défice para Portugal de 120 milhões de euros.

BOW - Business on the Way

Este ano, entre Janeiro e Setembro, o projecto BOW - Business on the Way, desenvolvido pela área Internacional da AEP, promoveu a participação de 80 empresas em sete feiras internacionais e em três missões empresariais virtuais, em 14 mercados distintos.

Em 2020, o BOW organizou 16 acções de internacionalização, entre feiras, missões empresariais e missões inversas, em 22 mercados, tendo envolvido 120 empresas.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de acções em mercados externos.

O projeto BOW - Business on the Way é desenvolvido pela área internacional da AEP, no âmbito do Portugal 2020 e do Compete 2020, Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, Eixo II – Projectos Conjuntos – Internacionalização.