CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Consórcio liderado pela holandesa APG conclui compra de 81,1% da Brisa

13 de outubro de 2020

 O consórcio liderado pela APG concluiu a aquisição de 81,1% do capital da Brisa, e prevê investir 1,2 mil milhões de euros na empresa portuguesa, em 15 anos, segundo um comunicado hoje divulgado.

A conclusão do negócio resulta da “decisão de não oposição por parte do regulador europeu” a esta operação, de acordo com a mesma nota.

No comunicado, as empresas indicam que “no seguimento da conclusão da operação, Vasco de Mello é nomeado presidente do Conselho de Administração e António Pires de Lima é nomeado CEO [presidente executivo]” da Brisa.

O consórcio comprador da maioria do capital da Brisa inclui a APG — empresa holandesa gestora de fundos, cuja carteira de activos ascende a mais de 500 mil milhões de euros e que adquiriu recentemente o Grupo VIA que em Portugal possuia o Alcochete Freeport e o Porto Fashion Outlet, em Vila do Conde — o Serviço Nacional de Pensões da República da Coreia e a Swiss Life Asset Managers. A aquisição da maioria do capital da Brisa –Auto-Estradas de Portugal, SA resultou de um acordo de parceria com o Grupo José de Mello e a Arcus European Infrastructure Fund 1 LP gerido pela Arcus European Investment Manager LLP, “operação que valoriza o activo Brisa em mais de três mil milhões de euros”, de acordo com o comunicado.

 

Investimento de 1,2 mil milhões de euros nos próximos 15 anos

De acordo com Jan-Willem Ruisbroek, responsável pela Estratégia Global de Investimento em Infraestruturas da APG, citado na mesma nota, o “consórcio tem capital disponível para fazer o negócio crescer e espera investir mais de 1,2 mil milhões de euros, nos próximos 15 anos, na manutenção e melhoria da rede rodoviária e no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade”.

A Brisa é, actualmente, uma operadora europeia de estradas com portagem, com uma rede de mais de 1.500 quilómetros “que cobre o eixo fundamental do sistema rodoviário português”, recordam as empresas.

Lusa/DI