CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Conheça Lisboa como se fosse um estrangeiro na sua terra

25 de maio de 2016

Quer descobrir Lisboa? Então prepare-se para caminhar entre ruas e ruelas e seguir os conselhos do historiador Anísio Franco, no livro Caminhar por Lisboa, da Porto Editora. 

A publicação vai ser lançada no próximo dia 29 de Maio às 11h durante a 86ª edição da Feira do Livro de Lisboa - que inicia amanhã e termina a 13 de Junho no Parque Eduardo VII.  A apresentação estará a cargo de Paula Moura Pinheiro. No final, o autor vai guiar todos os presentes num breve percurso pela zona envolvente a partir do local da Feira do Livro, ilustrando um pouco daquilo que os leitores podem encontrar neste livro sobre as ruas e a história de Lisboa.

Anísio Franco, licenciado em História da Arte e conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, propõe aos leitores neste guia, sete percursos para conhecer e descobrir a cidade, percorrendo várias zonas como o Castelo de S. Jorge, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Marquês de Pombal e a Ribeira das Naus.

Inspirado nas suas próprias deambulações por Lisboa que, desde os seus 10 anos, lhe permitiram conhecer cada uma das ruas, de forma cada vez mais detalhada, o autor apresenta, para cada um dos percursos sugeridos, pontos de interesse cultural e gastronómico, narrativas sobre as ruas e as pessoas que nelas viviam, contextualizações históricas e artísticas e, claro, mapas e informações sobre a duração e a dificuldade dos percursos sugeridos.

Com roteiros mais artísticos (como o que vai do Museu de Arte Antiga a São Paulo), outros mais históricos (do Chafariz d’El Rei à Senhora do Monte) e ainda outros mais pessoais (do Parque Mayer ao Rossio), todos eles se cruzam e unem-se entre si através dos afectos, das memórias e das histórias que cada um deles conta sobre as ruas e as personagens que fazem parte (da história) delas.

Anísio Franco assume que encara esta descoberta das ruas e edifícios como se de uma expedição turística se tratasse e que, por isso, se comporta como um estrangeiro na sua própria terra e tenta conhecer o máximo em cada percurso que faz, como se fosse a última vez que estivesse de visita à cidade e não quisesse deixar escapar nada.