CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Confiança aumentou na construção e obras públicas em Setembro

29 de setembro de 2020

Os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores hoje divulgados pelo INE revelam que, “em Setembro, os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas e nos serviços.

Na generalidade, o Instituto Nacional de Estatística - INE. revela que o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Setembro, mantendo-se “relativamente próximo” do nível dos últimos três meses, e o indicador de clima económico manteve a subida iniciada em Maio. 

“Em Setembro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, permanecendo num patamar relativamente próximo nos últimos três meses, após a recuperação parcial observada em Maio e Junho, mas situando-se ainda significativamente abaixo dos níveis pré-pandemia”, refere o INE.

Quanto ao indicador de clima económico, “aumentou entre Maio e Setembro, de forma ligeira no último mês, após ter atingido em Abril o valor mínimo da série”.

Sector da Construçãoe Imobiliário com subidas e descidas

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas recuperou entre Maio e Setembro, depois de registar em Abril a diminuição mais acentuada da série, tendo atingindo o mínimo desde novembro de 2015. A recuperação do indicador nos últimos quatro meses resultou do contributo positivo de ambas as componentes, apreciações sobre a carteira de encomendas e perspectivas de emprego. A melhoria do indicador no mês em análise verificou-se apenas na divisão de “Engenharia Civil”, que recuperou das perdas acumuladas desde o início do ano.

O indicador de confiança diminuiu entretanto, nas divisões de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios” e “Actividades Especializadas de Construção”, de forma ténue no primeiro caso. Em Setembro observou-se um aumento num maior número de variáveis nas divisões de “Engenharia Civil” e de “Actividades Especializadas de Construção”, e uma diminuição num maior número de variáveis na divisão de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios”.

Os saldos das apreciações relativas à actividade da empresa e à carteira de encomendas agravaram-se na divisão de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios”, tendo recuperado nas restantes divisões. As opiniões sobre as perspectivas de emprego recuperaram na divisão de “Engenharia Civil”, tendo-se agravado na divisão de “Actividades Especializadas de Construção”, e estabilizado na divisão de “Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios”.

As expectativas de preços de venda agravaram-se na divisão de “Actividades Especializadas de Construção”, tendo recuperado nas restantes divisões.

Comércio continua tímido

O indicador de confiança do Comércio diminuiu ligeiramente, interrompendo o perfil ascendente observado entre Maio e Agosto, após ter diminuído de forma expressiva em abril, quando atingiu o mínimo da série. Esta evolução reflectiu o contributo negativo das apreciações relativas ao volume de stocks e das perspectivas de actividade da empresa nos próximos três meses, tendo as opiniões sobre o volume de vendas contribuído positivamente. O indicador de confiança diminuiu no subsector “Comércio por Grosso”, enquanto no “Comércio a Retalho” aumentou entre Maio e Setembro.