CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas cresceram 31% em Abril

9 de junho de 2016

O volume de concursos de obras públicas promovido em Abril, foi de 133 milhões de euros, mais 31% que o verificado no período homólogo de 2015. Desde o início do ano o valor total de empreitadas de obras públicas promovidas foi de 517 milhões de euros. 

Apesar desta recuperação, o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas divulgado hoje, os contratos resultantes de concursos públicos promovidos e objecto de celebração efectiva de contrato, reportados no Observatório das Obras Públicas, situaram-se em apenas 160 milhões de euros, valor que corresponde a menos de um terço dos 517 milhões anunciados no mesmo período e traduz uma quebra de 30%, em termos homólogos.

Por outro lado, os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos, nos primeiros quatro meses do ano, situam-se nos 117 milhões de euros, ou seja, registam uma ligeira variação positiva de 2% face ao período homólogo de 2015.

No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de Abril totalizam 293 milhões de euros, menos 21% que o apurado no ano anterior. Desde Dezembro de 2014, ou seja, há 16 meses consecutivos que se registam variações mensais negativas na contratualização de empreitadas de obra pública.