CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas com o maior crescimento da última década

23 de novembro de 2020

Até final de Outubro, foram promovidos concursos de obras públicas num montante global de 4.160 milhões de euros, valor que traduz um crescimento de 18% em termos homólogos, ultrapassando já o total do ano de 20199, tratando-se mesmo do valor mais elevado registado desde 2010.

Estes números são avançados pelo Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, referindo ainda que no que diz respeito ao volume de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados e objecto de reporte no Portal Base até ao final de Outubro, regista-se um total de 1.716 milhões de euros, menos 2%(2) em termos homólogs.

De igual modo, ao nível dos contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Directos e Consultas Prévias, que totalizam 395 milhões de euros, observa-se uma variação de menos 5%(2) em termos homólogos. Considerando, ainda, os contratos celebrados sob as restantes modalidades de contratação, que representam 251 milhões de euros neste período, o total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de outubro, foi de 2.363 milhões de euros, mais 3%(2) que o verificado em 2019.

Deste modo, o volume dos contratos celebrados, em resultado de uma evolução menos expressiva, situa-se 43% abaixo nível dos concursos promovidos.