CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas com crescimento de 22%

28 de junho de 2016

Desde o início do ano, o volume total de concursos de obras públicas promovidas situa-se nos 612 milhões de euros, mais 22% que o apurado no período homólogo de 2015.

Apesar deste aumento, os dados avançados pelo Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, revelam que no mês de Maio, foram publicados em Diário da República, 207 anúncios de abertura de concursos de empreitadas de obras públicas, que totalizaram 95 milhões de euros, ou seja, menos 39 milhões de euros que o verificado no mês anterior.

Também nos primeiros cinco meses do ano, foram reportados no Observatório das Obras Públicas 203 milhões de euros relativos à celebração de contratos resultantes de concursos públicos promovidos, ou seja, menos 27% que o registado em idêntico período de 2015 e corresponde a um terço dos 612 milhões de euros de concursos promovidos.

Já os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos situam-se nos 166 milhões de euros, ou seja, registam uma variação positiva de 10% face ao período homólogo de 2015. No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de maio totalizam 393 milhões de euros, menos 16% que o apurado no ano anterior.