CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concursos de Obras Públicas aumentarem o dobro em relação ao ano passado

26 de abril de 2019

No final do primeiro trimestre de 2019, o total de concursos públicos de empreitadas situou-se nos 1.026 milhões de euros, valor que é praticamente o dobro dos 493 milhões apurados no trimestre homólogo do ano passado.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICOOPN, um terço desse valor, ou, mais precisamente, 335 milhões de euros, dizem respeito ao lançamento dos concursos relativos às expansão e acessibilidades do Porto de Leixões, ao prolongamento das linhas amarela e verde do Metro de Lisboa, às obras de renovação da Linha do Norte e ao Metrobus do Mondego.

Apesar do crescimento nos concursos, o Barómetro indica que nos primeiros três meses do ano, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas e registados no Portal Base atingiu os 268 milhões de euros, menos 5% que o verificado em 2018. Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias registam um recuo, em termos homólogos, de 52% totalizando apenas 59 milhões de euros. No seu conjunto, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados situaram-se nos 368 milhões de euros, menos 13% que o verificado no primeiro trimestre de 2018.