CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Concurso de ideias para parque urbano na Praça de Espanha

7 de abril de 2017

A Câmara de Lisboa anunciou hoje o lançamento de um concurso público internacional de ideias para projecção do parque urbano que vai nascer na Praça de Espanha, contemplando zonas de estadia, esplanadas e equipamentos desportivos.

Numa nota publicada no seu ‘site’, a autarquia explica que este concurso de ideias, que decorre até 29 de Maio, assenta sobre o “futuro Parque Urbano localizado na Praça de Espanha, [que] terá uma área de cerca de 45.000 metros quadrados”.

“Actualmente, a ligação da Avenida dos Combatentes à Avenida Calouste Gulbenkian atravessa a Praça de Espanha delimitando e dividindo o espaço em ilhas desconexas”, observa a Câmara de Lisboa, referindo que o projecto visa melhorar esta situação através de um “conjunto alargado de princípios de intervenção relativamente ao ordenamento viário, à circulação pedonal e à ocupação do solo”.

 

Zona de lazer e recreio

Entre os objectivos da intervenção elencados pelo município está, por isso, a promoção da Praça de Espanha como um “lugar de lazer e recreio, polo de atracção da envolvente”, com esplanadas e pequeno comércio à entrada da estação do Metropolitano, um parque infantil, equipamentos de ginástica e desporto e ainda zonas de estadia e de leitura.

Acresce que o parque deverá estar integrado na rede de espaços verdes da cidade e ser complementar, “em termos de desenho e funções”, ao Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, refere a autarquia.

Ao mesmo tempo, o projecto deverá prever a “concentração do trânsito de atravessamento no perímetro da praça, melhorando o desempenho rodoviário e permitindo a criação de um espaço de parque de fácil acesso”.

A Câmara de Lisboa quer ainda a “requalificação das vias que ladeiam o futuro jardim” (avenidas dos Combatentes e Calouste Gulbenkian) assim como o “envolvimento do parque com os edifícios de serviços e fortalecimento do futuro eixo terciário da cidade”, entre a Praça de Espanha e Entrecampos.

Este parque urbano é o elemento central da unidade de execução da Praça de Espanha aprovada em Dezembro passado pelo executivo municipal de maioria socialista.

Na altura, o documento levado a apreciação explicava que o concurso selecionaria a equipa que iria concretizar o projecto, tendo em vista a abertura de um procedimento por ajuste directo.

Em 2015, a Câmara fez uma permuta de terrenos também na Praça de Espanha com o Montepio Geral - Associação Mutualista para ali ser construído o edifício sede do Montepio Geral e da Lusitânia Seguros.

Entretanto, a autarquia vendeu, no final de Março deste ano, uma parcela de terreno na Praça de Espanha destinada a construções novas do sector terciário. A parcela foi adquirida, em hasta pública, por uma sociedade comercial portuguesa pelo valor de 17 milhões de euros.

Para esta zona prevê-se ainda o alargamento das instalações do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

Tais mudanças apenas são possíveis devido à extinção, em Setembro de 2015, do chamado “mercado azul” da Praça de Espanha.

Lusa/DI