CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Concurso atribui ateliers a 47 artistas em Lisboa

21 de setembro de 2018

Quarenta e sete (47) artistas foram seleccionados no concurso para arrendamento de ateliers em Lisboa, no jardim dos Coruchéus, em Alvalade, de acordo com os resultados provisórios publicados em acta pela Direcção Municipal de Cultural da Câmara Municipal.

De acordo com os resultados provisórios do terceiro concurso para atribuição de ateliers municipais, foram avaliadas cerca de 200 candidaturas de artistas de várias áreas, tendo ficado excluídos 36.

Entre os 47 artistas convidados a assinar contratos para arrendamento estão Ângela Ferreira, Vasco Araújo, Daniel Blaufuks, Bruno Cidra, João Queiroz, Adriana Molder, Pedro Barateiro, Salomé Lamas e Sara Bichão.

A Comissão de Análise atribuiu notas até vinte valores, e a decisão de exclusão de candidaturas prendeu-se com a falta de currículo, ou de outros documentos exigidos, ou ainda a falta de um projecto para o espaço.

O arrendamento é feito por quatro anos, nos termos e ao abrigo do disposto no Regulamento de Ateliers Municipais para as Artes, aprovado pela Deliberação n.º9/Assembleia Municipal/2010, de 26 de Janeiro.

Os ateliers municipais em causa têm várias tipologias, e as rendas mensais variam entre os 105 e os 320 euros.

Os ateliers municipais são cedidos exclusivamente para efeitos de actividade artística no campo das artes plásticas, tendo em vista, entre outros objectivos, a promoção e o desenvolvimento da actividade artística na cidade de Lisboa.

De acordo com o regulamento, os artistas são seleccionados pelo mérito do candidato aferido pelo curriculum vitae (40%), pela qualidade, singularidade e relevância do projecto artístico (40%), e pela adequação do candidato e do projecto artístico aos objetivos do presente concurso (20%).

As áreas em causa são as artes plásticas (desenho, pintura, gravura, escultura), multimédia, cinema, instalação, fotografia e som.

Lusa/DI