CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Comércio de rua em Lisboa e Porto cada vez mais activo

20 de agosto de 2018

As cidades de Lisboa e Porto continuam a animar com o crescimento do turismo e a vida voltou aos centros urbanos, com ela ganha o comércio de rua que continua a vibrar. 

Segundo a Cushman & Wakefield (C&W), as rendas de mercado mantiveram o crescimento que se tem vindo a verificar nos últimos anos, com o comércio de rua a registar as maiores subidas.

Em Lisboa, a zona da Baixa teve a subida mais acentuada, mais de 20% nos últimos 12 meses, estando hoje nos 100 euros/m2/mês; o Chiado manteve-se a localização de retalho mais cara do país, com uma renda prime na ordem dos 130 euros/m2/mês.

Na caoital, destaque também para as Avenidas Novas foram a zona com maior dinamismo, com destaque para o sector alimentar que tem vindo a expandir no formato de proximidade. O Lidl, My Auchan, Minipreço e Meu Super são exemplos de novas aberturas nesta localização.

Na cidade do Porto o crescimento dos valores de rendas no comércio de rua foi ainda mais acentuado. Na Rua de Santa Catarina, localização mais valorizada da cidade, a renda prime subiu 30% nos últimos 12 meses, estando actualmente nos 75 euros/m2/mês. 

A Baixa do Porto tem vindo a registar uma procura crescente. Na Rua Sá da Bandeira inaugurou no principio do ano a Fábrica de Cervejas Portuense e mais recentemente a Brasileira reabriu portas após 5 anos encerrada. Na Rua de Santa Catarina, mais vocacionada para a moda, destaque para a abertura da Salsa. Na Rua das Flores, destino de restauração muito em voga na cidade, inaugurou recentemente a marca internacional de gelados, Häagen-Dazs.

A consultora indica que entre Janeiro e Junho de 2018 mais de 150 novas aberturas de lojas de rua em Lisboa e Porto, revelando um crescimento de 20% face a 2017.

A restauração manteve-se o sector mais activo, tendo sido responsável por 60% das novas aberturas. Nos primeiros seis meses do ano abriram mais de 100 novas unidades de restauração nas ruas das duas principais cidades do país.