CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Colocação de escritórios em Maio anima mercado de Lisboa

18 de junho de 2019

A colocação de escritórios no mês de Maio duplicou face a igual período de 2018, reanimando assim as perspectivas de colocação de escritórios em Lisboa. Ao todo foram colocados 17.866 m2 com especial destaque para as zonas 3 (Emergente – correspondente ao Eixo do Campo Grande à 2.ª Circular, zona de Benfica, Praça de Espanha e Sete Rios) e 5 (Parque das Nações) que representaram 60% do total de área colocada; a zona 6 continuou a manter a performance positiva sendo sua característica desde o ano 2018.

“Com 4 colocações acima dos 2.000 m2, o mês de Maio veio provar que o mercado de escritórios de Lisboa continua a ser atractivo para as mais diversas multinacionais, em particular para as empresas não financeiras e para as TMT’s & Utilities, apesar da falta de oferta de grandes áreas disponíveis para ocupação imediata”, menciona Rodrigo Canas, Associate Director Agency Department da Savills Portugal.

 

Em Maio registaram-se 19 operações

A zona 1 destacou-se por ter registado 5 operações num total de 2.113 m2 relativas a espaços não superiores a 1.300 m2. Já as zonas 3, 5 e 6 registaram transacções superiores a 2.000 m2, com a zona 5 a verificar a maior colocação do mês, cerca de 4.260 m2.

Continua a verificar-se uma procura para ocupação imediata de grandes espaços de qualidade no centro de Lisboa, continuando a reduzida oferta a travar o dinamismo potencial. Não obstante, à excepção da zona 4 onde acabou por não se registar qualquer transacção, todas as outras zonas observaram um aumento da absorção face ao período homólogo.

Os sectores de actividade Serviços Empresas e Serviços Financeiros foram os sectores mais activos, tendo ocupado 6.739 m2 e 4.260 m2 respectivamente.

 

Zonamento

O Mercado de Escritórios em Lisboa está dividido em 6 grandes zonas:

Zona 1 (Prime CBD): Eixo da Av. da Liberdade à Praça Duque de Saldanha.

Zona 2 (CBD): Eixo da Av. da República, Av. Duque de Loulé e zona das Amoreiras.

Zona 3 (Zona Emergente): Eixo do Campo Grande à 2.ª Circular, zona de Benfica, Praça de Espanha e Sete Rios.

Zona 4 (Zona Histórica): Eixo da Av. Infante Santo e Av. 24 de Julho.

Zona 5 (Parque das Nações): Parque das Nações.

Zona 6 (Corredor Oeste): Eixo A5 até Porto Salvo e Alfragide.

Zona 7: Todos os escritórios situados fora das zonas estabelecidas são englobados numa designada zona 7, que geograficamente corresponde a toda a área de Lisboa não considerada nas zonas 1 a 6.