CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

Coimbra: Parque da Cidade e eléctricos históricos renascem

22 de novembro de 2016

A Câmara de Coimbra vai investir 3,2 milhões de euros na requalificação do Parque Manuel Braga, também conhecido por Parque da Cidade, e respectivos muros de delimitação com o rio Mondego.

O jardim público remonta ao início do Século XX e é da autoria do engenheiro Jorge Lucena e do paisagista Jacintho de Mattos, e "apresenta, actualmente, diversos sinais de desgaste, tais como pavimentos degradados, deficiente delimitação dos canteiros, drenagem inadequada ou iluminação pública e mobiliário em más condições”.

O município convidou cinco empresas especializadas em arquitectura e engenharia paisagista para elaborarem o projecto de execução da obra, cujo concurso tem o preço base de 75 mil euros.

O projecto inclui os planos de especialidades de “arquitectura paisagista, engenharia e arquitectura, além de um estudo fitossanitário do património arbóreo presente no parque e a elaboração de estudo complementar de caracterização geológica-geotécnica”.

A Requalificação do Parque Manuel Braga, “espaço histórico de lazer” da zona urbana da cidade, faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

A requalificação do parque e dos muros do rio naquela área implica, de acordo com as estimativas da Câmara, um investimento na ordem dos 3 milhões e 230 mil euros, com uma comparticipação de fundos comunitários, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 2,7 milhões de euros.

Voltam os eléctricos históricos

O executivo da autarquia aprovou também a assinatura de um protocolo de entendimento entre o Município de Coimbra e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), I.P., com vista ao “licenciamento e funcionamento de uma futura Linha de Eléctricos entre a Rua da Alegria e a Rotunda das Lages. Um passo importante para a concretização desta linha de eléctricos históricos em Coimbra”.

A autarquia aprovou também a reabilitação dos oito eléctricos históricos existentes – três de 1911, um de 1912, três de 1928 e um de 1930 –, que vão ser reabilitados, cumprindo os requisitos de segurança indicados no protocolo de entendimento entre o Município de Coimbra e o IMT.

Os Eléctricos de Coimbra foram um sistema de transporte público  que circulou na cidade entre 1911 e 1980.