CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Cinco concelhos responsáveis por 20% do IMI cobrado

18 de agosto de 2017

Os dados de 2015, divulgados pela DGAL, relativos ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) revelam que em apenas 5 concelhos de Portugal são cobrados 20% do total deste imposto.

Os valores de IMI cobrados nos municípios registaram ao longo dos anos valores sempre crescentes. Em 2015, a cobrança de IMI atingiu os 1,533.205 milhares de euros (dados disponibilizados pela Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL), através do Portal Autárquico e que estão disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index, da Marktest).

Lisboa, Sintra, Cascais, Vila Nova de Gaia e Porto geram um quinto da cobrança do IMI, sendo o valor de Lisboa duas vezes superior ao de Sintra (o segundo concelho com maior cobrança total de IMI).

Em termos de cobrança de IMI per capita, são sobretudo os concelhos do Algarve a registar os valores mais elevados: Albufeira, Loulé, Porto Santo (Região Autónoma da Madeira), Castro Marim, Lagos, Portimão, Lagoa (Algarve) e Vila Real de Santo António - todos com valores de IMI per capita acima de 400 euros, chegando aos 745 euros por habitante em Albufeira.