CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Centro Botton-Champalimaud abriu hoje para mudar combate ao cancro do pâncreas

27 de setembro de 2021

O novo Centro do Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud é hoje inaugurado em Lisboa, numa estrutura única a nível mundial que ambiciona mudar a forma de combater um dos tumores mais letais da actualidade.

O projecto resulta da união da Fundação Champalimaud e do casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton (família proprietária da marca Danone), que contribuiu com 50 milhões de euros. Perante o acentuado crescimento a nível mundial deste tipo de cancro, a unidade hoje apresentada aposta em simultâneo na investigação e na intervenção clínica.

Para responder ao desafio, o centro tem três blocos operatórios com tecnologia avançada e capacidade para 10 doentes por dia, 25 quartos de internamento e 15 de cuidados intensivos, 200 investigadores, parcerias internacionais na área da imunoterapia e ainda dois laboratórios: um de ciência básica e outro de manipulação celular.

O cancro do pâncreas é já a quarta causa de morte por cancro na Europa e estima-se que para as próximas duas décadas o número de novos casos possa aumentar em mais de 70%. Em Portugal representa 2,8% de todos os tipos de cancro, registando-se anualmente cerca de 1.700 novos casos.

A ampliação da Fundação Champalimaud foi prevista desde o arranque do projecto. O "Champalimaud Centre for the Unknown" foi desenhado pelo arquitecto indiano Charles Correa e abriu a 5 de Outubro de 2010. O projecto do novo edifício seguiu as orientações do plano esboçado por Correa, que faleceu em 2015.

A cerimónia de inauguração do novo centro médico na Fundação Champalimaud  ocorreu hoje e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia Ortiz.

Lusa/DI