CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

"Building-Integrated Agriculture in urban contexts”: Trabalho de aluna do IST vence Prémio André Jordan 2020

20 de novembro de 2020

O Prémio André Jordan, que assinala 10 anos em 2020, distinguiu três trabalhos que se destacam pelo impacto e pela actualidade dos temas e análises que abordam. A edição deste ano atingiu um novo recorde de candidaturas, com 47 trabalhos apresentados a concurso - 14 incidiram na classe de Mestrados, 13 na de Doutoramentos e 20 na de Artigos Científicos. O número e a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição - segundo a organização do Prémio - “vêm reforçar, mais uma vez, o impacto positivo, alcance e consequência para o mercado que o Prémio André Jordan tem tido ao longo da última década de existência”.

 

Building-Integrated Agriculture in urban contexts

O júri do Prémio André Jordan, presidido pelo Professor Augusto Mateus, elegeu como vencedor da edição de 2020, na categoria Teses de Doutoramento/Artigos Científicos, a tese de Khadija Benis, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Sob o tema "Building-Integrated Agriculture (BIA) in urban contexts - methodological contributions to sustainability assessment". Este trabalho desafia as cidades a promover uma mudança de paradigma do ponto de vista da sustentabilidade alimentar, com impacto nas cadeias de distribuição, apostando no que se designa por Building Integrated Agriculture, promovendo a produção alimentar em coberturas ou fachadas dos edifícios, com ganhos de conforto térmico para estes. É uma visão que ganha especial relevo num contexto covid, abrindo novas possibilidades num mundo em mudança.

O Prémio é organizado pela revista Confidencial Imobiliário.

 

Khadija Benis, paixão pela investigação e por Lisboa

Khadija Benis nasceu em Marrocos e chegou a Portugal em 2010 para fazer um Mestrado Erasmus Mundus - Estudos Urbanos nas Regiões do Mediterrâneo - na Faculdade de Arquitectura de Lisboa da Universidade de Lisboa (FAUL) - lê-se na página do IST sobre a aluna premiada.

Apaixonou-se por Lisboa e por cá decidiu ficar mais um pouco para fazer a pós-graduação na FAUL. Mais tarde, enquanto procurava um programa de doutoramento relacionado com edifícios e cidades sustentáveis, descobriu o programa MIT Portugal - Sistemas de Energia Sustentáveis.

“Parecia a solução perfeita pelo foco no Meio Ambiente Construído Sustentável e seu alcance internacional, o que me permitiria desenvolver uma pesquisa de alto impacto sobre a sustentabilidade urbana”, lembra ela. “Além disso, teria a oportunidade de fazer parte das minhas pesquisas no MIT”, completa.

“Estou muito honrada em receber o prémio André Jordan, que desempenha um papel fundamental na promoção e na criação de pontes entre o mundo da pesquisa e o mercado, e abre novos horizontes no mercado imobiliário”, afirma Khadija Benis. Khadija Benis refere a importância do orientador, o professor Paulo Ferrão, no trrabalho que desenvoeu e destaca a “sorte de trabalhar com o professor Christoph Reinhart, um dos maiores especialistas na área de projectos de construção sustentável e modelagem ambiental”.