CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Braga entre as melhores pequenas cidades do mundo para norte-americanos viverem a reforma

21 de setembro de 2020

Um novo relatório dos editores da International Living analisa 75 vilas e cidades menores e menos conhecidas no mundo, atractivas para os reformados norte-americanos viverem. Braga foi eleita uma das cinco melhores.

"Quando se trata de uma reforma confortável e acessível, as cidades menores podem ser uma boa opção - quando oferecem a vitalidade de um estilo de vida cosmopolita, mas sem as multidões ou os altos custos da vida numa grande cidade", refere Jennifer Stevens, Editora Executiva, Vida Internacional.

A responsável acrescenta ainda que "da nossa lista completa de 75 vilas e cidades que merecem atenção - todas em países que fazem parte do nosso Índice Anual de Aposentadoria Global - destacamos cinco pequenas cidades onde já existe uma comunidade de expatriados, onde têm acesso a serviços sólidos e acessíveis assistência médica, o clima é confortável e o estilo de vida oferece diversões atraentes - de praias a grandes ofertas de artes. E o custo de vida é baixo, enquanto a qualidade de vida é alta".

"Nos Estados Unidos, certamente é possível sobreviver e - em certas localidades rurais, viver confortavelmente - com uma renda decididamente modesta. Mas não vão viver na praia, comer fora várias noites por semana, desfrutar de teatro ou concertos regularmente. Isso é o que se ganha noutros locais no exterior - ganha-se uma melhor qualidade de vida com o mesmo orçamento modesto", realça Jennifer Stevens.

As cinco cidades menores destacadas na International Living são lugares onde um reformado pode viver melhor com menos, desfrutar de um pouco de aventura na aposentadoria e pagar os tipos de luxos como viagens, jantares fora e até mesmo um jardineiro ou governanta que só pessoas mais ricas podem pagar nos Estados Unidos. 

 Braga é uma das cidades escolhidas. A história, o património, a Universidade do Minho que dá um impulso jovem à cidade, o clima moderado, são alguns dos atractivos para se viver bem nesta cidade.

Além da cidade portuguesa, a reconhecida publicação  elege Toulouse, em França, a cidade de Corozal, em Belize é outra das escolha, assim como Loja, no Equador e Dalat, no Vietname.