CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

“Bolha imobiliária” nos EUA analisada por David Harvey

17 de julho de 2016

Na crise do mercado imobiliário de 2007-2008 nos EUA, a melhor solução teria sido dar o dinheiro às pessoas para elas pagarem as suas dívidas aos bancos e ficarem com as casas, em vez de o dar aos bancos, que “só se salvaram a eles próprios”, defende o geógrafo marxista David Harvey em interessante entrevista dada à jornalista Alexandra Prado Coelho do jornal “Público”.

Britânico de 81 anos, marxista, há várias décadas a viver nos EUA onde é professor de Antropologia e Geografia na Universidade da Cidade de Nova Iorque, David Harvey é autor de mais de duas dezenas de livros nos quais se assume como profundo crítico do sistema capitalista.

David Harvey esteve em Portugal onde foi orador convidado na conferência de abertura do IX Congresso Português de Sociologia, que decorreu entre 6 e 8 de Julho na Universidade do Algarve.

De acordo com Harvey ao jornal “Público” foi a China que “salvou o capitalismo da grande depressão que podia ter acontecido” na sequência da crise surgida em 2007-2008 nos EUA, quando a bolha do mercado imobiliário rebentou. Uma das consequências dessa crise foi um enorme aumento do desemprego na China, que era um dos grandes fornecedores de matérias-primas para a construção nos EUA.

Para absorver essa massa de desempregados e evitar agitação social - adianta o professor - a própria China lançou-se num ‘boom’ de construção (terá, segundo números citados por Harvey, absorvido 27 milhões de trabalhadores), criando novas cidades, algumas ainda sem habitantes.