CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Bankinter e a Sonae Sierra lançam novo veículo de investimento

17 de fevereiro de 2017

O Grupo Bankinter e a Sonae Sierra concluíram o processo para a criação e angariação de capital para a Socimi ORES, o veículo de investimento imobiliário que as duas empresas listaram no Mercado Alternativo Bolsista espanhol (MAB).

A empresa de investimento imobiliário cotada foi criada em Dezembro de 2016, numa base 50:50 entre o Bankinter e a Sonae Sierra. No espaço de apenas um mês, o Bankinter e a Sonae Sierra concluíram a implementação da Socimi (acrónimo espanhol para um REIT - Real Estate Investment Trust) e listaram-na no MAB.

A Socimi ORES entra no mercado depois de um aumento de capital de 196,6 milhões de euros, realizado também no mês de Dezembro. Esta operação mobilizou sobretudo clientes do segmento de Private Banking do Bankinter. Na sequência do aumento de capital, estes investidores, juntamente com investidores institucionais relevantes, detêm 86% da Socimi, enquanto o Grupo Bankinter detém mais de 10% e a Sonae Sierra 3,75%.

O capital social da Socimi ORES é de 196.695.211 acções, cada uma com o valor nominal de um euro.

A Socimi ORES foi concebida como um veículo de investimento para clientes de Private Banking que exigem retornos significativos e constantes a médio prazo, que neste caso é de aproximadamente sete anos. Este veículo vai distribuir um dividendo anual médio de entre 4% e 5%, obtido a partir do rendimento gerado pelas rendas dos activos imobiliários, de acordo com as regras que regem as Socimis.

O objectivo da Socimi é investir aproximadamente 400 milhões de euros, em linha com a sua capacidade de endividamento.

A Socimi ORES irá investir em activos imobiliários comerciais (não residenciais) com boas localizações, maioritariamente nas principais cidades de Espanha e de Portugal. Cerca de 65% destes activos estarão localizados em Espanha e os restantes em Portugal.