CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Avaliação de risco sísmico obrigatória para obras de grande dimensão

18 de novembro de 2019

A partir de agora as avaliações de risco sísmico alargam-se a todas as obras de grande dimensão. Já entrou em vigor uma portaria da secretária de Estado da Habitação que determina que a avaliação de risco sísmico já não se limita às novas construções, como até agora.

"A avaliação de risco sísmico é feita obrigatoriamente no caso de acções de reabilitação ou ampliação de um prédio antigo", referiu Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, depois de assistir em Oeiras a um exercício de preparação que envolveu 400 mil alunos de todo o país.

No sétimo exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico "A Terra Treme", alunos do país inteiro participaram num "exercício de cidadania", aprendendo como agir em caso de terramoto.

O ministro lembrou que Portugal tem história de sismos catastróficos como o de 1755, que destruiu Lisboa, e de outros de grande dimensão, como o que afectou o sul do país em 1969 e o que matou dezenas de pessoas nos Açores em 1980.

"É fundamental estarmos preparados para todos os riscos", disse, acrescentando que a melhor maneira de o fazer é começar pelas escolas "com aqueles que têm toda uma vida à frente para reagir a situações destas e até para educar os seus pais, familiares e amigos".

LUSA/DI