CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

Arcos de Valdevez: portuguesa Coindu constrói uma nova fábrica

3 de setembro de 2017

Com sede em Joane (Famalicão), onde nasceu em 1988, a Coindu adjudicou à empresa Gabriel Couto a construção de uma nova fábrica em Portugal. A coindu é uma empresa vocacionada para o fabrico de assentos para automóveis em pele, malas e carteiras de luxo; começou por fabricar assentos para a indústria automóvel, sendo fornecedora directa de marcas como a BMW, Audi, Porsche e Renault, tendo ganho recentemente o concurso internacional para o fornecimento dos assentos do Lamborghini Urus.

Projetada para Arcos de Valdevez, sob a responsabilidade de Luís Granja, Gabinete de Arquitectura, a nova unidade fabril, que deverá estar concluída até ao final do corrente ano, terá uma área coberta de 2.800 metros quadrados e deverá vir a criar mais 450 postos de trabalho quando estiver em plena laboração.

A Coindu conta actualmente com cinco mil trabalhadores, espalhados por quatro unidades industriais, em três países – Portugal (Joane e Arcos de Valdevez), Roménia (inaugurada em 2005) e México (aberta em 2015, para acompanhar e fornecer uma fábrica criada neste país pela Audi para o modelo Q5) – e tem um volume de negócios de 280 milhões de euros, que faz dela a maior empresa portuguesa do sector têxtil.

Nos últimos anos, diversificou a actividade, através da compra da Hewa Leder (empresa alemã) e da criação da Coindu Couture, que começou a laborar há cerca de dois anos em Arcos de Valdevez, e onde emprega actualmente 120 pessoas.