CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

“Aqui Tem de Haver Metro” — reclamam Loures e Odivelas

17 de fevereiro de 2020

Os presidentes das câmaras de Loures e Odivelas defenderam hoje a necessidade de o Governo inscrever no próximo quadro comunitário a expansão do Metro a estas zonas limítrofes da cidade de Lisboa.

O comunista Bernardino Soares (Loures) e o socialista Hugo Martins (Odivelas) falavam à margem da iniciativa “Aqui Tem de Haver Metro”, que juntou em Loures algumas dezenas de representantes do tecido empresarial, educativo e social da região.

“É uma opção inadiável inscrever no próximo fundo do quadro comunitário ou podemos estar a adiar mais de uma década esta opção”, disse Bernardino Soares, frisando ainda que inscrever a proposta é “garantir que se vai realizar”.

Também Hugo Martins frisou a importância desta medida para que as populações sejam bem servidas de transportes públicos.

 

A carência de um “transporte pesado”

A iniciativa “Loures - Aqui Tem de Haver Metro” juntou dezenas de empresários, ex-autarcas e agentes associativos, que seguiram depois para a residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, onde foram entregar uma carta.

A missiva faz uma resenha do processo de intenção da expansão do Metro a Loures, as vantagens para o concelho e para a população.

Segundo Bernardino Soares, a chegada do metro a Loures iria reduzir “as 400 toneladas de emissões diárias de dióxido de carbono”.

O autarca de Loures referiu também que a defesa da extensão do metropolitano “não é uma disputa entre o Metro para Loures e a linha circular, mas é a realidade de ter uma zona da AML colada à cidade de Lisboa que não tem um transporte pesado eficaz e isso tem de ser alterado”.

Lusa/DI