CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Aprovado anteprojecto para nova sede do INEM no Algarve

24 de julho de 2019

O anteprojecto de arquitectura e especialidades para as novas instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no Algarve, em Loulé, um investimento de 1,5 milhões de euros, foi aprovado em sessão de câmara.

A Câmara de Loulé aprovou “por unanimidade” o anteprojecto apresentado pelo arquitecto David Leonel dos Santos Ribeiro, destinado ao edifício que vai ser “criado de raiz” à “saída da cidade, junto ao nó da A22 [Via do Infante]”, para acolher os serviços regionais do INEM, com um custo estimado de 1,5 milhões de euros, revelou a autarquia em comunicado.

O edifício vai estar localizado na “cidadela de protecção e segurança do Algarve”, onde também estão “outros equipamentos como o quartel de Bombeiros Municipais, o heliporto onde está em permanência o helicóptero do INEM e as futuras instalações do CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro [de Faro] da Autoridade Nacional da Protecção Civil”.

O projecto aprovado pela Câmara de Loulé, que suporta o custo total da obra, orçada em 1, 5 milhões de euros, prevê que as instalações do INEM tenham “um conjunto de valências que irão promover o desenvolvimento e consolidação de sistemas e meios de emergência”.

As instalações vão também ter um centro de dados, “camaratas, refeitório e balneários, Centro de Formação, Gabinete da Coordenação Regional, Gabinete de Coordenação de Enfermagem, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), Centro de Atendimento a Chamadas de Emergência e Gabinete de Apoio ao CODU”.

Segundo a autarquia, este novo edifício tem “um âmbito regional” e vai “servir todo o Algarve, contribuindo para que o INEM possa cumprir a sua missão com mais eficácia”, dando garantia de assistência “adequada às vítimas de acidente e de doença súbita”.

“No exterior, prevê-se um estacionamento coberto com pontos de carregamento para viaturas eléctricas, assim como lugares para parqueamento de bicicletas e motociclos”, acrescentou.

As novas instalações do INEM vão ser construídas ao abrigo de um contrato de cooperação assinado em Maio de 2018 entre o município de Loulé e o INEM e a sua entrada em funcionamento deverá acontecer até final de 2020.

Lusa/DI