CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Antigo convento em Sernancelhe é monumento de interesse público

16 de julho de 2019

O antigo Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho, concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, foi classificado como monumento de interesse público, de acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República.

A portaria refere que, “apesar das alterações arquitectónicas introduzidas no século XX, de forma a adaptar o edifício para uso habitacional e turístico, conservam-se ainda as estruturas originais dos diversos corpos, incluindo o claustro do recolhimento, de planta quadrada e colunas graníticas, e a igreja e torre anexa”.

Ainda de acordo com a portaria, o imóvel, “de instituição seiscentista, configurava na sua génese um recolhimento destinado à educação de raparigas nobres de parcos recursos, inicialmente referido como Convento de Santa Teresinha do Menino Jesus”.

Foi também fixada uma zona especial de proteção (ZEP), que tem em consideração “a integração do imóvel no enquadramento urbano rural envolvente, onde se conservam diversos exemplares de arquitectura vernácula, que, juntamente com as estruturas conventuais, constituem um testemunho material e simbólico de reconhecida autenticidade e unidade conceptual”.

No imóvel histórico do séc. XVII funciona desde 2010 um hotel rural de 4 estrelas. Uma unidade hoteleira encantadora situada em plena região do Douro, o local perfeito para visitar os 2 sítios classificados como Património Mundial: o Vale do Douro e as Pinturas Rupestres no Vale do Côa.