CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Antiga Linha do Vouga vai ser transformada em ecopista

20 de julho de 2017

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje que vai apresentar uma candidatura a fundos comunitários para a requalificação e conversão da antiga linha ferroviária do Vouga em ecopista, num investimento que ultrapassa os três milhões de euros.

De acordo com o presidente da CIM Viseu Dão Lafões, José Morgado, o projecto vai ser implementado ao longo de 55 quilómetros do troço da linha do Vouga, entre Viseu e Oliveira de Frades.

 

Projecto estruturante

 

"Este é um projeto estruturante para a região. Tomámos a decisão política de avançar com este projecto com candidatura a fundos europeus, para construção de uma ecopista que começa em Viseu, passa por Vouzela, S. Pedro do Sul e termina em Oliveira de Frades", apontou.

"O investimento global do projecto é de 3,3 milhões de euros: o investimento do espaço canal ao nível da infraestrutura é de 2,4 milhões de euros e o investimento em pontes, túneis e obras de arte ascende a quase um milhão de euros", informou.

Nos 14 quilómetros que atravessam o concelho de Viseu serão investidos 500 mil euros, 400 mil euros nos 6,4 quilómetros que atravessam S. Pedro do Sul, 400 mil euros nos quase nove quilómetros de Vouzela e mais de um milhão de euros nos cerca de 26 quilómetros que atravessam Oliveira de Frades.

 

105 km de ecopista, a maior da Península Ibérica

 

De acordo com a CIM Viseu Dão Lafões, com este projecto pretende-se requalificar o piso da plataforma antiga da Linha do Vouga, mas também dotar este troço de equipamentos e infraestruturas que permitam à população local e aos seus visitantes apreciar a paisagem verde.

Pretende-se ainda organizar e colocar no mercado os recursos endógenos do território (naturais, paisagísticos, patrimoniais e culturais), contribuindo para "a qualificação da oferta turística e para a notoriedade e atractividade do destino".

Com a concretização da ecopista do Vouga, que se vem juntar aos quase 50 quilómetros da Ecopista do Dão, será criado um corredor com uma extensão que poderá ser vista como "a maior ecopista contínua da Península Ibérica".

Lusa/DI