CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Açores: Quartel do Carmo adjudicado à hoteleira Lux Mundi

5 de agosto de 2019

O Quartel do Carmo, na cidade da Horta, Açores, um dos 33 imóveis inscritos na 1.º fase do Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, foi adjudicado à empresa hoteleira Lux Mundi.

O investimento estimado para a recuperação do imóvel é de 7,5 milhões de euros, para a construção de um hotel com pelo menos 4 estrelas. O novo hotel envolve uma área bruta total de construção de 3.799 m² e terá um número estimado de 60 quartos; a sua abertura está prevista para 2021. A Lux Mundi explora hotéis em Lisboa, Porto, Évora e Fátima.

A construção do Quartel do Carmo teve início no século XVII, como Convento da Ordem das Carmelitas. No século XX, foi adaptado ao uso militar para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido nessa altura sujeito a obras de recuperação. O imóvel situa-se num planalto da cidade da Horta, com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico.

O imóvel será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.

 

Novos concursos

Até ao momento, dos 33 imóveis da lista inicial do Revive, foram lançados 17 concursos, dos quais foram já adjudicados oito (Convento de S. Paulo em Elvas, já em funcionamento; os Pavilhões do Jardim D, Carlos, na Caldas da Rainha; o Hotel de Turismo da Guarda; a Coudelaria de Alter; o Convento de Santa Clara em Vila do Conde; o Convento de Sto. António dos Capuchos, em Leiria; o Mosteiro de Arouco e agora o Quartel do Carmo.Dois dos concursos abertos não obtiveram propostas: o Colégio de São Fiel, em Castelo Branco e o Convento de São Francisco em Portalegre. Cinco dos 17 concursos lançados estão encerrados e aguardam decisão (Casa de Marrocos, em Proença-a-Velha; Convento do Carmo em Moura; Quinta do Paço de Valverde, em Évora; Quartel da Graça, em Lisboa e o Paço Real de Caxias). Dois estão ainda em aberto aguardando propostas: O Mosteiro do Lourvão, em Penacova, e o Castelo de Vila Nova de Cerveira.

Os próximos concursos a serem lançados dos 33 da lista inicial serão os relativos ao Mosteiro de Travanca (Amarante), Santuário do Cabo Espichel (Sesimbra) e Forte da Barra de Aveiro (Ílhavo)

Recorde-se que no passado dia 25 de Julho o Governo deu a conhecer a lista que 15 imóveis históricos que integram a 2.ª fase do Programa Revive . Leia AQUI