CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

A maior ponte pedonal suspensa do mundo fica em Arouca

28 de abril de 2021

A Ponte 516 Arouca, apontada como a maior estrutura pedonal suspensa do mundo, abre esta quinta-feira a moradores locais e, entre os que já a conheceram em visitas preparatórias, até os mais nervosos a consideram "espectacular". Representou um investimento de 2,1 milhões de euros.

Ligando 516 metros de distância entre as margens de Canelas e Alvarenga, o novo equipamento do distrito de Aveiro está seguro por estruturas de betão e aço dispostas 175 metros acima dos rápidos do rio Paiva e integra um tabuleiro em gradil metálico que, além de permeável ao vento, também permite observar em profundidade o cenário sob os pés dos visitantes.

Para Verónica Bernardo, técnica municipal de turismo que foi testando a experiência na nova ponte com pequenas visitas-guiadas prévias, é o ângulo vertical da visão proporcionada através desse quadriculado que mais torna a estrutura "assustadoramente bela".

 

Ponte 516 Arouca e Passadiços do Paiva dois ex-libris da região

Recorde-se que toda a paisagem em torno da Ponte 516 Arouca está classificada como geoparque e integra a Rede Natura 2000. A estrutura atravessa o vale da Garganta do Paiva e localiza-se junto à Cascata das Aguieiras, cujas águas se abatem sobre um leito fluvial que, por ser granítico, obriga o rio a desvios e curvas particularmente revolutos.

A generalida dos residentes acha que foi uma “óptima aposta da Câmara Municipal e toda a equipa que se envolveu nesta obra está de parabéns”. Esperamos que seja uma mais-valia para o concelho, que nos traga mais turismo - principalmente numa altura destas, em que é preciso - e que todos os arouquenses possam aproveitar ao máximo esta exclusividade", é opinião generalizada na região.

A infraestrutura entrará em funcionamento no dia seguinte, 3 de maio. No entanto, os residentes com cartão dos Passadiços do Paiva válido e reserva efetuada poderão entrar ainda esta semana, entre os dias 29 de abril e 1 de maio (entre quinta-feira e sábado). A reserva pode ser efetuada em https://516arouca.pt/.

A visita à 516 Arouca é sempre acompanhada por um intérprete/guia. Não é autorizada a entrada a crianças com menos de 6 anos. Visitantes com idades compreendidas entre 6 e 17 anos (inclusive) devem ser acompanhados por adultos.