CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

A Fotografia e a Construção Visual do Património do séc. XIX

13 de junho de 2019

Sábado, dia 15 de junho, a partir das 14h00 realiza-se no Mosteiro da Batalha, a Conferência "Monumentos Fotográficos - A Construção Visual do Património no Séc. XIX". A entrada é livre e a iniciativa é organizada por iniciativa da Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação e do CICANT - Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas e Novas Tecnologias, ambos da Universidade Lusófona, em parceria com a Galeria Banco de Portugal, do município de Leiria, e do Mosteiro da Batalha/Direcção Geral do Património Cultural e município da Batalha.

O papel da fotografia na representação de monumentos no século XIX motiva dois dias de debate no distrito de Leiria, num colóquio que se desdobra pelo Mosteiro da Batalha e mimo - Museu da Imagem em Movimento, no Sábado e no Domingo.

"Monumentos Fotográficos: A construção visual do património no séc. XIX" reúne alguns dos principais especialistas nacionais e internacionais na discussão do papel da fotografia na representação de monumentos e bens culturais daquele século, um processo "indissociável" do conceito de património que se tem hoje, considera a organização do colóquio.

As fotografias de Carlos Relvas, Charles Thurston Thompson ou Jean Laurent são alguns dos exemplos da forma como a fotografia foi determinante no estudo do monumento. "Cria-lhe novos pontos de vista e celebra-o esteticamente", realça a organização, na divulgação do colóquio.

Através da fotografia feita no século XIX foi possível "a inventariação do património português" e através de campanhas em que participaram fotógrafos nacionais e estrangeiros conseguiu-se "alertar para o estado de preservação dos monumentos, assim como assegurar a sua divulgação e reconhecimento geopolítico".

No primeiro dia, "A construção iconográfica do Mosteiro da Batalha" é o tema central do debate que o monumento recebe. Já no domingo, será analisada a relevância de Carlos Relvas na promoção dos monumentos nacionais.

Entre o programa, destaque ainda para uma visita a zonas reservadas do Mosteiro da Batalha no sábado e para a recriação em realidade virtual do primeiro estúdio de fotografia de Carlos Relvas no antigo Banco de Portugal, em Leiria, no domingo à tarde.

A conferência ’Monumentos fotográficos’ incide tanto sobre as fotografias que se tornaram incontornáveis para pensarmos certos monumentos portugueses, como também sobre todos os monumentos que, desde então, nos vêm interpelando para que os fotografemos.

Lusa/DI