CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

5 Concelhos alentejanos no “top” da qualidade de vida

7 de novembro de 2017

Os concelho alentejanos de Fronteira, Sousel, Alter do Chão, Crato e Castelo de Vide encabeçam os ratings concelhios da Marktest sobre Qualidade de Vida em Portugal.

Disponíveis na aplicação web Municípios Online, os ratings concelhios são métricas criadas pela Marktest desde 2014 que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho.

Uma análise do rating de qualidade de vida mostra como os concelhos do interior obtêm melhores classificações, considerando globalmente os indicadores que compõem este rating, como amplitude térmica, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade, equipamentos de saúde ou cultura per capita, etc.

O concelho de Fronteira encabeça a lista dos concelhos com maior rating de qualidade de vida, com 17.3, numa escala de 1 a 20.

É seguido por outros concelhos do mesmo distrito de Portalegre: Sousel, Alter do Chão, Crato e Castelo de Vide, que obtêm entre 15.9 e 17.1 pontos deste rating.

O rating de qualidade de vida é composto por 13 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.